sexta-feira, 19 de junho de 2009

TRIBULUS TERRESTRIS E TESTOSTERONA: marketing furado? Prof Denilson Costa



TRIBULUS TERRESTRIS não faz parte das linhas de suplementos mais populares como proteínas e aminoácidos, ele é utilizado por um grupo mais seleto de consumidores (ATLETAS), que buscam substancias capazes de provocar efeitos diretos na performance; nesse caso específico não somente a performance física, mas também a sexual...

...mas por que sexual? Atletas não são máquinas do sexo? Não necessariamente, algumas das substancias utilizadas por atletas podem reduzir a libido durante o seu uso, já outras podem aumentar, mas ambas, após cessação completa de uso, levam a quedas no rendimento sexual. É por essa razão que o TRIBULUS é bem conhecido por atletas; particularmente os do sexo masculino, pois ele parece colocar o “bigurrilho” pra funcionar...

A maior parte dos suplementos populares constitui simplesmente macronuitrientes; ou seja, as proteínas e carbohidratos que encontramos nos alimentos transformados em pó, xarope, gel ou cápsulas pela industria. Se mais gente parasse pra pensar nesse simples fato, talvez fossem menos compulsivos no seu desespero em consumir suplementos e comessem um pouco melhor.

Outras substancias como Creatina, BCAA’s, Leucina Isolada, HMB, Glutamina, situam se numa categoria intermediária, pois embora algumas sejam encontradas nos alimentos, tem uma concentração mais difusa. Os fabricantes conseguem então isolar essas substancias dos alimentos em laboratório, e as ofertam em alta concentração em xaropes, cápsulas ou pó.

O TRIBULUS ao contrário dos outros suplementos não é um nutriente, mas uma erva utilizada a milênios pela medicina chinesa e indiana. Seus efeitos biológicos parecem estar mediados pela ação de saponinas esteroides, que foram isoladas na ultima década:

protodioscina
prototribestina
pseudoprotodioscina
dioscina
tribestina
tribulosina
flavonoide rutina

A análise de amostras de tribulus produzidas em diferentes partes do mundo como Sérvia, Bulgária, Índia, Grécia, Macedônia, Geórgia, Turquia, Iran, Vietnam, revela concentrações diferentes de saponinas ou mesmo ausência de algumas delas, e isso pode responder pela inconsistência dos estudos em demonstrar os efeitos que os atletas esperam.

O consumidor mais sofisticado não esta livre de ser confundido com bla bla bla pseudo científico da industria de suplementos. Uma estratégia muito comum pra atingir essa clientela é citar “estudos” embasando o respectivo suplemento. A observação mais cuidadosa revela que alguns desses estudos simplesmente não existem, ou nunca chegaram a ser publicados.

Uma outra técnica é “esquecer” de citar que os estudos foram feitos com animais, e não humanos ou muito menos atletas. É comprovado que o TRIBULUS apimentou a vida sexual de muitos ratos e coelhos que viveram mais felizes em laboratório, mas isso parece estar muito mais relacionado a um efeito no corpo cavernoso do que nos níveis de testosterona (Adaikan,2000). Mesmo as alterações observadas nesses níveis com animais, seriam apenas o suficiente para saturar o limiar dos tecidos responsáveis pela resposta sexual, e não para atingir níveis suprafisiológicos de hormônios, SOMENTE ALCANÇÁVEIS ATRAVÉS DE ESTERÓIDES.

O período chamado de “pós ciclo” entre os usuários de esteróides é o análogo da menopausa das mulheres, com a diferença de ser artificialmente criado em indivíduos do sexo masculino, e que esses tem apenas 20 a 30 anos. A produção de hormônios sexuais encontra se inibida pelo uso prévio de anabolizantes esteróides e permanecerá dessa forma durante algumas semanas ou mesmo meses. O indivíduo agora alem de não estar usando anabolizantes, não produz em si mesmo os hormônios que o fazem sentir “homem”, ou melhor, “super homem”. Segue-se um período de perda de massa muscular, ganho de gordura, diminuição da força, diminuição do desejo e desempenho sexual, que pode evoluir para redução da auto-estima e depressão transitória. Esse período é temporário, e sua duração pode ser reduzida ou seus efeitos atenuados com a utilização de algumas estratégias como medicamentos, psicoterapia, ou suplementos = Qualquer estratégia que sirva como alavanca a nível psicológico.

Esse é justamente um dos aspectos que pode criar dependência no uso dos esteróides, e o usuário deve estar consciente da transitoriedade dos ganhos e da diminuição dos efeitos algumas semanas no final dos ciclos. AOS MÉDICOS E PSICÓLOGOS AE VAI A DICA DE UM NICHO DE MERCADO NÃO EXPLORADO:

Reestabelecimento do eixo hipotalamico-pituitário-testicular em usuários de esteróides,

Depressão pós uso contínuo de esteróides.

...mas voltando ao TRIBULUS. Essas propriedades “pro-eretivas” no corpo cavernoso são sempre bem vindas aos homens, particularmente ao final de um ciclo de esteróides. Essa “paudurecência” levou muitos a crer que o TRIBULUS seria um composto natural capaz de reestabelcer mais rapidamente a produção de testosterona, e é dessa forma que muitos atletas o utilizam. Isso levou também a esperta indústria de suplementos a fazer alegações ridículas e bem marketeiras pra vender o composto como:

“Aumente seus níveis de testosterona naturalmente em xxx %”...

“O uso desse produto pode levar a falso positivo no exame anti doping”...


Alguns atletas, igualmente espertos, após serem pegos no doping declaram estar “puros”, e que teriam utilizado apenas TRIBULUS TERRESTRIS. Pra checar essa malandragem Saudan e colaboradores (2008) recrutaram duas voluntárias que utilizaram 500 mg de TRIBULUS 3 vezes ao dia por 2 dias seguidos. Ao final dessas 48 horas os níveis hormonais foram checados e não se verificou qualquer alteração nos níveis de testosterona.

Ok, então você acha que 2 dias foi muito pouco tempo? Rogerson e colaboradores (2007) estudaram um time inteiro de Rugby da Austrália, durante a pré-temporada , com trabalho de musculação durante 5 semanas, 450 mg/dia. Não foram registradas diferenças na força ou composição corporal em relação ao grupo controle, e nem alterações hormonais na relação testosterona / epistestosterona de 4:1, definida pela WADA como caracterizante de Doping.

Antonio e colaboradores (2000) também não verificaram qualquer vantagem no uso de TRIBULUS nos 15 sujeitos analizados em seu estudo durante 8 semanas. Percentual de gordura, peso corporal, total de água no corpo, dieta, estado de humor e performance no supino e leg press foram avaliados O grupo placebo teve resultados ainda melhores no leg press. A dosagem foi de 3,21 mg de TRIBULUS por kg corporal / dia.

Neychev e Mitev (2005) investigaram o efeito do TRIBULUS no metabolismo dos androgênios em 21 homens. Os níveis de testosterona, androstenediona e hormônio luteinizante mostraram se normais nas semanas seguintes. A conclusão dos autores foi de que as saponinas do TRIBULUS não possuem qualquer efeito direto ou indireto nos níveis hormonais.

Então recado dado! Se você conhece alguém que disse que caiu no doping por causa de tribulus, essa pessoa provavelmente esta apenas tentando ocultar o fato de estar bombada*, bolada* até a alma!

Finalizando, considero frustrante o fato do TRIBULUS não ter em seres humanos o mesmo sucesso que em nossos amigos coelhos, ratinhos e macacos, em relação a produção de testosterona (Gauthaman, 2008). Cabe lembrar que diferentes apresentações atuais, e futuras formulações, podem apresentar concentrações maiores, menores ou ausentes de saponinas específicas, que em grandes concentrações poderiam (?) ter algum efeito sobre os níveis hormonais em seres humanos. A protodioscina por exemplo parece ser a saponina responsável pelo o efeito observado no corpo cavernoso de coelhos. No presente no entanto essa possibilidade é pura especulação. Não espere dessa substância mais do que ela parece poder oferecer... ou seja, alguns momentos felizes pra sua namorada; ou não...

Animais de laboratório adoram tribulus
Na próxima matéria sobre TRIBULUS, falarei sobre alguns usos pouco conhecidos e surpreendentes para essa substancia.


** Como o Blog tem abrangência nacional, cabe lembrar ao leitor comum, não “versado” na subcultura do mundo dos pesos, que “bolado” (expressão paulista) e “bombado” (expressão carioca) são gírias que referem se ao sujeito que utiliza esteróides pra melhora do físico e da performance atlética.

REFERENCIAS:

Phytochemistry. 2008 Jan;69(1):176-86. Epub 2007 Aug 23.
Distribution of steroidal saponins in Tribulus terrestris from different geographical regions.
Dinchev D, Janda B, Evstatieva L, Oleszek W, Aslani MR, Kostova I.

J Strength Cond Res. 2007 May;21(2):348-53.
The effect of five weeks of Tribulus terrestris supplementation on muscle strength and body composition during preseason training in elite rugby league players.
Rogerson S, Riches CJ, Jennings C, Weatherby RP, Meir RA, Marshall-Gradisnik SM.

Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2000 Jun;10(2):208-15.
The effects of Tribulus terrestris on body composition and exercise performance in resistance-trained males.
Antonio J, Uelmen J, Rodriguez R, Earnest C.

Forensic Sci Int. 2008 Jun 10;178(1):e7-10. Epub 2008 Feb 20.
Short term impact of Tribulus terrestris intake on doping control analysis of endogenous steroids.
Saudan C, Baume N, Emery C, Strahm E, Saugy M.

J Ethnopharmacol. 2005 Oct 3;101(1-3):319-23.
The aphrodisiac herb Tribulus terrestris does not influence the androgen production in young men.
Neychev VK, Mitev VI.

Ann Acad Med Singapore. 2000 Jan;29(1):22-6.
Proerectile pharmacological effects of Tribulus terrestris extract on the rabbit corpus cavernosum.
Adaikan PG, Gauthaman K, Prasad RN, Ng SC.

Phytomedicine. 2008 Jan;15(1-2):44-54.
The hormonal effects of Tribulus terrestris and its role in the management of male erectile dysfunction--an evaluation using primates, rabbit and rat.
Gauthaman K, Ganesan AP.

53 comentários:

  1. Psicológico ou não, a verdade é que gostei do Tribulus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você!

      Dizem que não faz efeito em mulheres, mas estou tomando o Tribulus da Optmum, estou gostando muito tenho tido resultados em força e disposição..

      Como é difícil encontrar um site legal para comprar..
      Uma amiga indicou um site muito legal em outro blog,

      Gostei muito do site, e por isso estou indicando aqui..
      O Sedex é grátis e aceita Pagseguro.

      http://corposedutor.com.br

      Excluir
  2. VC É DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.. KKKK,ADOREI A FOTINHO COM O "P" DURO DO MORCEGUINHO! EXCELENTE O SEU ARTIGO E PERFEITO NO CONTEÚDO,EU ASSINO E CARIMBO EMBAIXO COMO NUTRICIONISTA ESPORTIVA O QUE VC DISSE A RESPEITO DA "INDUSTRIA" DOS SUPLEMENTOS,O MARKETING É FORTISSIMO MESMO,NÃO IMPORTANDO SE É EFICAZ OU NÃO,O LANCE É VENDER O PRODUTO! APROVEITANDO O GANCHO VC PODE ESCREVER SOBRE OS EFEITOS DO DHEA, ESTE AO CONTRARIO DO TRIBULUS, JÁ VEM SENDO USADO POR MUITOS MEDICOS EM REPOSIÇÕES HORMONAIS NAS MULHERES COM MENOPAUZA ASSIM COMO EM HOMENS ACIMA DOS 50 ANOS QUE APRESENTEM QUEDAS HORMONAIS SIGNIFICATIVAS!BEIJÃO E ESTOU A ESPERA ANSIOSA "DAQUELE" ESPECIAL ARTIGO...

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo!
    Excelente teu BLOG! Nota 10!
    Virarei frequentador!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Mandou bem Denilson, usou de bons argumentos contra o CHACAL no fórum amarelão (fisiculturismo). Precisamos de mais ususários como você.

    Como podemos ver, o Chacal nao soube se defender e decidiu encerrar a discussão. Mandou bem, abraço.

    obs.: to usando tribulus, e só sinto libido...massa magra que é boa, nada! heeh

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amigo. Acredite, só depois eu reparei que ele fazia venda de tribulus. Tudo ficou claro então. Quando entrei no forum havia escrito minha matéria a pouco tempo, vi o link sobre aumentar a testosterona naturalmente e pensei tratar se de um relato espontaneo, de boa vontade, para ajudar os usuários. Quanto a tua impressao:

    1- O limiar de testosterona necessario pra saturar os tecidos que respondem pelo desejo sexual é muito mais baixo do que o necessário pra ganhos exorbitantes de massa muscular, até porque nesses casos, boa parte do efeito parece ocorrer independente dos receptores..

    2- Yohimbina, Tribulus terrestris e outras substancias parecem ter um efeito benéfico no corpo cavernoso peniano, isso pode explicar o que voce esta sentindo.

    Obrigado pelo comentário, bons treinos !

    ResponderExcluir
  6. E o que vc me diz querido amigo Denilson,sobre o saw palmeto?? Beijao

    ResponderExcluir
  7. Tenho 60 anos, boa saude, nada de colesterol, pressão normal, nada de diabetes. Nunca fui atleta. Só uma coisona: perdi a libido e não encontro de jeito nenhum.Minha coroa anda puta da vida! Vc acha que o Tribulus pode ajudar? Obrigado. Walter

    ResponderExcluir
  8. meu amigo comecei a tomar o tribulus ;;;
    acho q vc conseguiu convecer bastante gente por ai
    tese já diz o nome ....
    pesquise mais
    pois na maior enciclopédia do mundo on-line diz outra coisa ...
    pesquisem ....

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo "Parada", obrigado pelo comentário. Não entendi o que voce quis dizer com "tese ja diz o nome". Eu não apresentei nenhuma "tese" nessa matéria. Tese é algo apresentado ao meio academico e submetido a uma banca examinadora de pesquisadores, que se aprovada, confere ao seu defensor o título de "doutor". O que apresentei foram ARTIGOS CIENTÍFICOS já submetidos a análise crítica de bancas examinadoras de JORNAIS CIENTÍFICOS e aprovados para publicação por terem coerencia e fidelidade aos métodos científicos, ou seja, antes da publicação alguns deles podem até ter sido "teses", após publicação são considerados FATOS. A WIKIPÉDIA é uma boa fonte de informação geral, mas não é escrita e nem mantida por cientistas e pesquisadores, mas por pessoas comuns, e inclui a colaboração e feedback constante dos leitores.Para informações da área biomédica, seja para pesquisa ou publicação, utilizamos outra base de dados, a PUBMED ou MEDLINE. A WIKIPEDIA oferece apenas informação resumida para leigos. De qualquer forma, nem na página da WIKI, o tribulus é apresentado como substancia capaz de aumentar a massa muscular e a força. Para pesquisa séria, consulte esses sites:

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

    http://www.proquest.com/en-US/catalogs/databases/detail/medline_ft.shtml

    ResponderExcluir
  10. entao amigo denilson, muito boa a materia/informacoes sobre o triblus. Eu recentemente fiz um teste de doping, sera que o triblus me dara problemas?! Meu objetivo era so aumentar o libido sexual, que com a exaustao dos treinos ( + de 6 horas por dia) estava baixa. obrigado desde ja. abraco

    ResponderExcluir
  11. Olá Samuel, como mencionado acima, 2 estudos demonstram que a substancia não tem esse poder. No entanto, existem inumeras formulações de tribulus no mercado, e nada impede que algum fabricante inescrupuloso adicione outras substancias dopantes ao seu produto; mesmo que não mencionadas no rótulo, com intuito de tornar sua fórmula mais potente e competitiva. Nesse caso qualquer efeito adicional nada terá a ver com o tribulus em si, mas com as gororobas criminalmente incluidas. A integral médica no Brasil, teve que prestar contas a ANVISA pra explicar como SIBUTRAMINA foi encontrada num lote inteiro do seu CLa (isso levou um jogador de futebol ao doping, complicando toda comissão técnica). Contaminações acidentais (ou não), mesmo de suplementos vitamínicos já foram notificadas internacionalmente, com resíduos de 19-nortestosterone e etc... Alguns produtos como o Jacked 3D também possuem substancias dopantes, neste caso declarada no rotulo. Tome cuidado!

    ResponderExcluir
  12. ... em relação a libido, a última coisa que voce necessita com 6 horas de treino diários é de dietas pobres em gordura. Atletas sofrem lavagem cerebral da industria de suplementos, e tornam se obsecados por proteinas, whey e aminoácidos, quando na verdade somente carbohidratos e um bom aporte de gordura vão te garantir um balanço calórico adequado ao teu treino E À SUA PRODUÇÃO HORMONAL NATURAL. Não esite em consumir 30% do teu VET ou mais em gorduras. Não esite em consumir gordura saturada e colesterol (matéria prima da testosterona). Fique longe de soja e de gordura trans!

    ResponderExcluir
  13. Denilson, muito obrigado pelas respostas. E voce comentou do jack3d( alias um dos melhores suplementos que eu ja tomei), por uma ironia, eu estava tomando esse suplemente, mas parei uns dias antes, e de acordo com o medico da selecao, nao teria problema. Fiz o doping pelo
    cob, e ainda estou esperando o resultado. Espero que nao tenha nada dentro do pote de
    Tribulos, vou torcer para isso. E quanto ao libido, eu realmente sinto diferenca com o triblus, pode ate ser psicologico, mas sinto que ajuda. Obrigado de novo

    ResponderExcluir
  14. Olá Samuel, de uma olhada: The World Anti-Doping Code
    THE 2010
    PROHIBITED LIST
    INTERNATIONAL
    STANDARD

    S6. STIMULANTS
    All stimulants (including both optical isomers where relevant) are prohibited,
    except imidazole derivatives for topical use and those stimulants included in the
    2010 Monitoring Program*.
    Stimulants include:
    a: Non-Specified Stimulants:
    Adrafinil; amfepramone; amiphenazole; amphetamine; amphetaminil;
    benfluorex; benzphetamine; benzylpiperazine; bromantan; clobenzorex;
    cocaine; cropropamide; crotetamide; dimethylamphetamine;
    etilamphetamine; famprofazone; fencamine; fenetylline; fenfluramine;
    fenproporex; furfenorex; mefenorex; mephentermine; mesocarb;
    methamphetamine(d-); p-methylamphetamine;
    methylenedioxyamphetamine; methylenedioxymethamphetamine;
    >>> methylhexaneamine (dimethylpentylamine); modafinil; norfenfluramine;
    phendimetrazine; phenmetrazine; phentermine; 4-phenylpiracetam
    (carphedon); prenylamine; prolintane.

    A methylhexaneamina é citada na pagina do J3D como um dos componentes do produto, embora o nome do composto específico seja "1,3 Dimethylamylamine", e a variação citada pela WADA é a PENTYL (entre parenteses). Consulte novamente seu médico pra checar se a methylhexaneamina possui desdobramentos diferentes, uma vez que VÁRIOS ATLETAS (Rugby, ciclismo, 100 metros) vem sendo pegos no doping desde 2009 pra cá. Boa sorte e escreva contando o resultado.

    ResponderExcluir
  15. Tenho 45anos 170 cm 103kl 5 anos de ginasio,ja usei varios suplemento,agora vou fazer teste com o tribulus terrestris 1,5 grama dia por 3 semanas on 3 off.Depois coloco aqui os resultados.

    ResponderExcluir
  16. po eu estou querendo tomar tribulus pra ganhar massa muscular queria saber c e uma boa

    ResponderExcluir
  17. Grato Genesis, fique a vontade!

    Junior, achei que eu já tinha deixado claro com a materia acima. A resposta é Não! Qualquer efeito que voce venha notar com tribulus é placebo; fruto de alguma outra alteração simultanea que voce venha a fazer na sua nutrição, repouso e treinamento; ou, suplemento contaminado com hormonios.

    ResponderExcluir
  18. Olha... eu nunca tive espinhas na vida, experimentei o tribulus sem saber q ele aumentava a testosterona, apenas interessado na libido, no dia q usei, dormi feito uma pedra, acordei com 2 espinhas, e com o penis muito mais duro que o normal, inclusive maior. meu corpo deu uma definida melhor também. Dei o mesmo pra amigos q nao sentiram absolutamente nada, nem ereção em alguns casos, já outros tiveram o mesmo efeito q o meu, minha conclusão é q o tribulus REGULA os niveis de testosterona, se ja estao bons, ele nao faz efeito.

    ResponderExcluir
  19. quer dizer que Tribulus é uma roubada? tudo propaganda enganosa? todo mundo que toma e diz que fica de pau duro estariam eles todos "piscologi9camentes" mentindo ou fantasiando?

    entao nem vou comprar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola´eu mandei manipular na Bio Life de Curitiba, eu não esperava por isso mas meu pau fica duro toda hora, é engraçado os pegas com a mulherada melhorou cem por cento, pra mim foi fantástico, não sei se funciona assim para os demais.

      Excluir
  20. Uma pessoa que não é atleta, mas sente o peso dos anos chegando perto dos 50 anos, poderia ser auxiliado pelo Tribulus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, uma vez que ele não faz aquilo que a propaganda diz. Faça um check up geral para verificar se os teus sintomas estão associados a redução da produção de testosterona ou se existe algum outro problema em teu estilo de vida (alimentação e deficiencias nutricionais, horas de sono, trabalho excessivo, etc.). Caso seja hormonal, um médico antenado e esclarecido poderá te prescrever reposição de hormonios com testosterona! Boa sorte amigo!

      Excluir
  21. Cara eu to tomando Tribulus a 3 semanas e realmente ele ajuda sim, mais não em força e sim em regular os hormônios, como antigamente eu bebia bastante e usava drogas a minha libido e testo tava desregulada..... assim que comecei a usar o tribulus meu corpo voltou ao normal e to 100 % agora, to fazendo academia e meus ganhos deu uma melhorada sim, foi pouco mais ta bem melhor q antes.... Então recomendo sim pra quem ta sem paudurência...heheheh. Abrax

    ResponderExcluir
  22. Decepcionante... realmente buscamos algo fácil, mas a cruel verdade é que dieta equilibrada e exercícios corretos são os únicos caminhos para um corpo bonito e saudável. Gostei muito do seu post Denilson, está de parabéns.

    Por sua experiência, existe algum suplemento que funcione de verdade? Tomo o Thermocuts Black, mas já estou com medo de ser tudo propaganda mesmo.

    Abraço,

    Guerreiro

    ResponderExcluir
  23. BOM DIA ADOREI SEU ARTIGO EU FUI CONSUMIDOR DE TRIBULUS TERRESTRE POR MUITO TEMPO DESTE QUANTO EU ENTREI NO MUNDO DO ESPORTE MAS UM ACITENDE ME DEIXOU DE FORA POR MAIS DE UM ANO AGORA EU VOLTEI A TREINA E FUI PROGURA A TRIBULUAS PARA COMPRAR SO QUE FIQUEI SABENDO QUE TINHA SITO PROIBIDA A VENDA MAS NINQUEM ATE AGORA PODE ME FALAR REALMENTE POR QUE FOI PROIBIDA

    VC SABE POR QUE?? PODERIA ME FALAR SOBRE!?!

    OBRIGADO E PARABENS PELO SEU BLOG!

    ResponderExcluir
  24. Bem, pretendia comprar pelo afeito de ganho de massa, mas ele afinal ele nao resolve mto nesse sentido, se a minha "piroca" (adorei a foto do morcego) ficar de pé por causa do tribulus ja está valendo experimentar o produto só pra conhecer!

    ResponderExcluir
  25. oi
    Gostei do teu blog sobre o assunto do Tribulus. Já há mais de 6 meses que venho a tomar vários suplementos para aumento do libido, para engrossar o pénis e aumentar a duração da erecção. Nos primeiros meses tudo funcionou, mas agora não consigo atingir os mesmos resultados que tinha. Não sei se por ter o organismo saturado de tanta substãncia.
    1. Tribulus - actualmente aumenta a grossura do pénis mas diminiu a erecção e a libido.
    2. Yombina e Maca - actualmente nada fazem, nem grossura nem erecção.
    3. O único que me dá uma boa erecção é o chá de pau de cabinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, é provável que boa parte do efeito inicial experimentado tenha sido "placebo", e com o passar do tempo, deixa de ter efeito porque simplesmente diminuímos nossa "fé" ou empolgação com o produto...

      Excluir
  26. Eu usei TRIBULUS TERRESTRES e GOSTEI.
    Todos deveriam experimentar e observar o resultado antes de julgar o suplemento, e não deveriam acreditar em qualquer matéria por aí!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jairo, obrigado pela postagem. "Gostei" é uma informação vaga demais no meio científico. O que foi que mudou no seu organismo ou treinamento antes e depois do tribulus?

      Alguma mudança na qualidade da ereção?
      ... sim, é possível em alguns casos

      Elevação dos hormonios LH eTestosterona?
      ... não mesmo, e com certeza voce nem mediu isso antes ou depois!!

      Aumento das cargas nos exercícios? Em quantos kgs ?
      ... tríbulus não possui ação anabólica, coisa da tua cabeça, placebo!

      Aumento do peso corporal?
      ...verifique se durante o uso, houve também alguma modificação na dieta e no treinamento. Muita coisa serve apenas como alavanca psicológica, e nesses casos,os ganhos "se é que ocorrem e possam ser OBJETIVAMENTE MEDIDOS",vem devido a uma maior dedicação com treinos e estilo de vida. Boa sorte!

      Excluir
  27. oi denilson
    meu medico recomendou q tomasse ANDROSTEN ( tibulos terrestris)250 mg a cada 12 horas , para reposiçao hormonal;
    mas gostaria de saber se esse medicamento engorda por favor
    me responda !!
    muito obrigada

    deixi-me uma mensagem
    http://www.facebook.com/gerlane.guedes.79?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, desculpem a demora. Tribulus não é adequado para realizar reposição hormonal porque não possui efeito final sobre a testosterona ou o LH. Reposição hormonal tem que ser feita com HORMÔNIO, e não com Tribulus. Certifique-se que seu médico não esteja recebendo algum tipo de benefício financeiro para indicar determinados medicamentos ou suplementos (coisa infelizmente muito comum). Tribulus não tem calorias, por tanto não engorda, porém já se apresentou hepatotóxico, e isso foi relatado no meio médico http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20667992

      Excluir
  28. Respostas
    1. Meninas, desculpem a demora. Tribulus não é adequado para realizar reposição hormonal porque não possui efeito final sobre a testosterona ou o LH. Reposição hormonal tem que ser feita com HORMÔNIO, e não com Tribulus. Certifique-se que seu médico não esteja recebendo algum tipo de benefício financeiro para indicar determinados medicamentos ou suplementos (coisa infelizmente muito comum). Tribulus não tem calorias, por tanto não engorda, porém já se apresentou hepatotóxico, e isso foi relatado no meio médico http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20667992

      Excluir
  29. é o segundo dia que eu tomo o tribulus em pó e já vi diferença na disposição e força na academia por exemplo, na bicicleta ergométrica meu tempo era 30 min. fiz 50 min. e no agacho aumentei 4kg e no leg press aumentei 10kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauco, a fé move montanhas... De qualquer maneira, obrigado pelo comentário! Segue artigo sobre o efeito placebo. Ta em inglês:
      http://www.wired.com/medtech/drugs/magazine/17-09/ff_placebo_effect?currentPage=all

      Excluir
  30. Algo utilizado há milênios e em diversos povos não se daria por pura imaginação coletiva. Alegar que tudo isso não passa de placebo é forçar a barra. A ciência apenas provou que ainda não há provas, ponto. No entanto, esta é sempre revisionista e vacilante, amanhã outro consenso é estabelecido. Ao que parece o "tribulus" não funciona para aqueles que não precisam de testosterona, ou seja, é como dar “paracetamol” para quem não tem dor de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, obrigado por comentar no meu blog. "Algo usado a milênios" não constitui PROVA no meio científico. "A milênios" por exemplo a terra já foi quadrada; a terra já foi o centro do universo; os médicos realizavam sangrias; e não dispunha a medicina ou a ciência, dos recursos tecnológicos e medicamentos dos quais dispomos hoje. Então sim, o imaginário coletivo não tem o poder de transformar seus credos em fato. Quanto a sua crítica a ciência, partilho do mesmo sentimento, no entanto ela ainda é o melhor recurso de que dispomos.

      Excluir
  31. O chato as vzs de muitos blogues é que vc procura resposta de pessoas que realmente fizeram uso daquela substância ou suplemento e muitas vzs fizeram exames para comprovar os efeitos posítivos ou não.mais tudo que a gente vê e resposta de pessoas que as vezes nunca usaram o produto e só dizem o que ouviram da boca de outro ou leu em algum lugar.antes de comentar use o produto,faça exames do antes e depois seja a cada 1,3 ou 6 meses ou a cada 1ano.depende do periodo que vc se propoe a testar os produtos .Faça isso depois responda e compartilhe seu resultado com total convicção do que está falando.pois assim estará ajudando muitos que estão em dúvida.pois muitas vezes ao procurar em sites ou blogues a resposta a pessoa acaba saindo com mais duvida ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lee, obrigado por visitar o blog e deixar seu comentário. Os "blogs" não são o lugar certo para buscar a opinião de "vários" usuários de coisa alguma. Para isso existem os fóruns, comunidades e grupos de discussão. Os blogs representam os ponto de vista , as informações, e as áreas de interesse de seu criador. INFORMAÇÃO no entanto é um tempo muito amplo, ele pode conter pontos de vista, descrição de fatos, anedotas OU CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Conhecimento científico não é algo que alguém leu sabe-se la onde! Ele tem literalmente AUTOR E ENDEREÇO CERTO. Isso significa que as informações prestadas não são fruto da fé,do achismo, ou da esperança no milagre; mas em FATOS produzidos em ambiente que controle variáveis! Isso é feito para garantir que os efeitos observados com qualquer nova droga; ou suplemento, sejam de fato fruto da substancia, e não de qualquer outra alteração na rotina do indivíduo, ALÉM DE CLARO, O EFEITO PLACEBO....

      Dessa forma, prefiro me ater e reproduzir conhecimento científico, do que dar ouvidos as baboseiras que falam em fóruns, PARTICULARMENTE QUANDO A QUESTÃO É O USO DE SUPLEMENTOS...

      Excluir
  32. Legal a matéria, uso tribulus a um bom tempo, geralmente qdo estou fazendo treinos pesados, e eu afirmo, sinto muita diferença, tanto na força, disposição como no libido, então eu creio q isso varia de corpo pra corpo, assim como o jack3d me dá sono e indisposição. Então, além de apenas ler, recomendo a pessoa interessada q compre e experimente. "Cada corpo é um corpo, cada caso é um caso"

    ResponderExcluir
  33. DR ADAMS HERBAL alargamento,
    Grande especialista em fitoterapia para
    email penisgnlargementgym@gmail.com
    GERAL corpo emagrecimento (1 mês)
    HIPS & COXA REDUÇÃO
    FAT CARA & REDUÇÃO braço
    Barriga grande DESMONTE (1 mês)
    Adicione peso
    HIP / AMPLIAÇÃO BUM
    Mamário
    MAMA LIFT & REDUÇÃO
    PENILE / alargamento do pénis
    VIRGINAL mais apertado / CURA DE DESCARGA
    HERBAL Estique Mark remoção
    PIMPLES & ESCURO DOS PONTOS REMOÇÃO (ervas)
    FRACO ERECTION / CURA (ervas)
    Ejaculação ANTI-PREMATURA (creme de ervas e comprimidos)
    ANTI-RUGAS & ANTI-ENVELHECIMENTO (creme e comprimidos)
    CRESCIMENTO POST (chegar mais alto)
    HERBAL WHITENING CREAM HERBAL
    ESCURO KNUCKLES & COTOVELO REMOÇÃO (ervas)
    Varizes REMOÇÃO (ervas)
    Órgão masculino bomba de aumento
    HIPS & VAGABUNDO erupções CURA
    Enviar e-mail penisgnlargementgym@gmail.com para mais informações.

    ResponderExcluir
  34. Queria saber se o triblus terrestre ele de fato almenta ou engrossa mais o pênis

    ResponderExcluir
  35. tribulus funciona sim. aumenta a disposição. humor e deixa o pequeno john acordado latejando que chega a doer. já tomei e recomendo. sim e da espinhas.

    ResponderExcluir
  36. COMO DR WONDERS HERBAL CREAM ME AJUDOU A AMPLIAR O MEU TAMANHO DO PÉNIS DE 2,5 POLEGADAS PARA 10 POLEGADAS DENTRO DE DUAS SEMANAS DE TRATAMENTO ....

    Olá a todos neste fórum eu estou um pouco envergonhado de compartilhar esta história sobre um grande DOUTOR chamado DR WONDERS que me ajudou a aumentar meu tamanho pequeno pênis através de seu creme de mistura de ervas, eu estava de coração partido antes porque eu tenho um pênis muito pequeno sobre 3,5 polegadas que foi tão chato e vergonhoso que eu não poderia satisfazer a minha esposa na cama, meu casamento foi realmente quebrando e eu precisava de ajuda urgentemente, eu usei pílulas, vacinas, drogas, cirurgia, mas nenhum funcionou ... então um dia fiel como eu estava navegando através da internet eu vi poucos comentários em um fórum sobre DR WONDERS e como ele ajudou o Sr. Mark do Reino Unido para ampliar seu pênis e também curou sua doença MOM diabetes tipo 2, eu entrei em contato com ele através de seu e-mail drwondersenlargementhome@gmail.com ele respondeu e me deu passos para seguir e eu fiz exatamente como ele disse, e ele me enviou o creme de ervas para mim através da UPS e eu recebi dentro de 4 dias e usei o creme de ervas por apenas 14 dias para minha maior surpresa meu pênis que era 3,5 polegadas antes de ampliar para 10 polegadas longo quando totalmente erigido, por apenas duas semanas de uso de sua mistura de ervas creme, wow minha esposa me amou mais e estava tão feliz que eu possa satisfazê-la muito bem agora na cama, eu ainda durar mais de 2 horas na cama. muito obrigada DR WONDERS por tornar a vida melhor para se viver ..assim se você estiver lá fora com problemas semelhantes por favor entre em contato com ele agora em seu e-mail drwondersenlargementhome@gmail.com ou você também pode whatsapp ou chamá-lo em seu celular nurmbere +2347036 517871 entre em contato com ele agora e todo o seu problema será resolvido.

    Atenciosamente, dr maravilhas ...

    ResponderExcluir
  37. COMO DR WONDERS HERBAL CREAM ME AJUDOU A AMPLIAR O MEU TAMANHO DO PÉNIS DE 2,5 POLEGADAS PARA 10 POLEGADAS DENTRO DE DUAS SEMANAS DE TRATAMENTO ....

    Olá a todos neste fórum eu estou um pouco envergonhado de compartilhar esta história sobre um grande DOUTOR chamado DR WONDERS que me ajudou a aumentar meu tamanho pequeno pênis através de seu creme de mistura de ervas, eu estava de coração partido antes porque eu tenho um pênis muito pequeno sobre 3,5 polegadas que foi tão chato e vergonhoso que eu não poderia satisfazer a minha esposa na cama, meu casamento foi realmente quebrando e eu precisava de ajuda urgentemente, eu usei pílulas, vacinas, drogas, cirurgia, mas nenhum funcionou ... então um dia fiel como eu estava navegando através da internet eu vi poucos comentários em um fórum sobre DR WONDERS e como ele ajudou o Sr. Mark do Reino Unido para ampliar seu pênis e também curou sua doença MOM diabetes tipo 2, eu entrei em contato com ele através de seu e-mail drwondersenlargementhome@gmail.com ele respondeu e me deu passos para seguir e eu fiz exatamente como ele disse, e ele me enviou o creme de ervas para mim através da UPS e eu recebi dentro de 4 dias e usei o creme de ervas por apenas 14 dias para minha maior surpresa meu pênis que era 3,5 polegadas antes de ampliar para 10 polegadas longo quando totalmente erigido, por apenas duas semanas de uso de sua mistura de ervas creme, wow minha esposa me amou mais e estava tão feliz que eu possa satisfazê-la muito bem agora na cama, eu ainda durar mais de 2 horas na cama. muito obrigada DR WONDERS por tornar a vida melhor para se viver ..assim se você estiver lá fora com problemas semelhantes por favor entre em contato com ele agora em seu e-mail drwondersenlargementhome@gmail.com ou você também pode whatsapp ou chamá-lo em seu celular nurmbere +2347036 517871 entre em contato com ele agora e todo o seu problema será resolvido.

    Atenciosamente, dr maravilhas ...

    ResponderExcluir
  38. Tão incrível que estou um pouco envergonhado de compartilhar esta história maravilhosa sobre um grande Dr. Oselumen que me ajudou a aumentar o tamanho do meu pênis pequeno e minha ereção fraca através de seu remédio natural à base de ervas e creme, eu estava passando por muitos corações partidos porque eu tenho um pênis pequeno de cerca de 3 polegadas eu estava, é uma vergonha de mim mesmo Eu não pude satisfazer minha esposa na cama, meu casamento estava realmente acabando, minha esposa estava prestes a se divorciar de mim e eu precisava de ajuda urgente, usei todos os tipos de drogas, mas nenhuma trabalhar para mim, então um dia fiel enquanto navegava na internet, vi alguns comentários em um fórum sobre como o Sr. Paul Kern, da França, testemunhou como o Dr. Oselumen o ajudou a aumentar seu pênis e também curou sua ereção fraca. seu e-mail droselumen@gmail.come ele respondeu e me deu os passos a seguir e eu fiz exatamente o que ele disse, e ele me enviou o remédio natural e o creme para mim através do serviço UPS e eu recebo em 3 dias e usei o fitoterapia natural e o cre Estou há apenas três semanas para minha maior surpresa, meu pênis que tinha apenas 3 polegadas aumentou para 10 polegadas de comprimento e totalmente forte, uau, minha esposa me ama mais do que antes. Estou tão feliz que posso satisfazê-la muito bem agora na cama ... eu ainda duro mais do que antes, muito obrigado, Dr. Oselumen por me fazer um homem de verdade de novo .. então se você estiver tendo problemas semelhantes, entre em contato com ele agora pelo e-mail droselumen@gmail.come ou whatsapp ele ou ligue para ele através de seu número de telefone +2348054265852.

    ResponderExcluir