sexta-feira, 5 de junho de 2009

ANABOLIZANTES ESTERÓIDES: desinformação, preconceito, e travestismo muscular...

Dois jovens de 16 anos foram internados em estado grave no Hugo de Goiânia, na madrugada de hoje, após aplicarem medicamentos de uso veterinário em seus corpos. Segundo a polícia, eles moram em Caiapônia e teriam começado a passar mal minutos depois de injetarem nos braços as substâncias. Eles sofreram edema cerebral, insuficiência respiratória e hepática. Um deles está na UTI e o outro ainda está com o quadro indefinido. “Pela gravidade dos sintomas, acho complicado que consigam sobreviver”, informou o diretor geral do Hugo, Salustiano Gabriel.
A coordenadora de produtos toxicológicos da Superintendência de Vigilância Sanitária (Svisa), Dilma Diniz, revela que o anabolizante utilizado pelos jovens é o ADE. Ele é de uso veterinário e comercializado em casas de produtos agropecuários.

Fonte.: Blog CANEDO AGORA (Quinta-feira 16 de abril de 2009)




Bom, pra início de conversa:

Jovens usam produtos veterinários porque os destinados a seres humanos, tem sua venda proibida e controlada em farmácias !!

Jovens obtém informações sobre anabolizantes entre amigos de academia e em sites na internet porque instituições e profissionais de saúde ao invés de discutir abertamente os prós e contras do assunto com a sociedade se limitam a campanhas alarmistas onde o público alvo é tratado como criança !


Prós e contras? Sim! Os anabolizantes esteróides possuem uma série de efeitos benéficos, razão pela qual foram desenvolvidos como medicamentos. A proibição gera o tráfico e a clandestinidade; exatamente o que acontece com a maconha, cocaína, ecstasy. Os usuários passam então a consumir produtos provenientes da China, Paraguai, Argentina, México ou algum fundo de quintal. Será que não é o consumo de medicamentos falsificados o verdadeiro problema de saúde pública, muito mais do que o consumo de substancias vendidas em farmácias do território nacional, que podem ser prescritas e monitoradas pelo médico?

As campanhas educativas contra o fumo e o álcool são iniciativas cabíveis, mas será que algum de nós conhece alguém que deixou de beber ou fumar por causa delas? Não estou me posicionando aqui contra as campanhas, dou na verdade um passo além: o debate! Esse assunto deve ser discutido na sociedade, e isso pode começar já na escola, desde os ensinos médio e fundamental, como parte dos temas transversais propostos pelos PCN´s da educação.

Os próprios profissionais de saúde não dominam o assunto, não se atualizam com a leitura de jornais científicos, apenas perpetuam mitos e os divulgam na mídia, como na notícia que abre essa matéria, em que a substancia ADE é tratada como anabolizante por uma representante da vigilância sanitária, embora seja apenas um complexo de vitaminas lipossolúveis injetável. Embora a imprensa veicule algumas histórias trágicas, quase sempre muito mal explicadas sobre o uso de anabolizantes, o mundo real também nos da tantos outros exemplos de usuários dessas substancias que não apenas continuam vivos e saudáveis, mas que tiveram a partir de seu desenvolvimento físico, a ponte para o sucesso e grandes realizações em suas vidas!

Arnold Swarzenegger; 7 vezes Mr. Olympia (premio máximo do fisiculturismo mundial) tornou se ator, e seus filmes foram grandes sucessos de bilheteria. Após alguns anos, tornou se também governador da Califórnia!!! Nada mal pra quem espera de indivíduos musculosos apenas trabalhos com prostituição, gogo boys ou guarda costas.

Silvester Stallone que com seus quase 60 esta ai forte e ativo, não usa dubles em seus filmes, e exibe um físico de atleta de 20 anos. O ator foi submetido recentemente a um constrangimento ridículo na Austrália devido a importação de testosterona e hormônio de crescimento, e teve que se desculpar publicamente numa corte por usar justamente as drogas que não somente o ajudaram a se transformar num ídolo do cinema, símbolo pra uma geração, mas que também lhe ajudam com toda certeza, a ter um físico perfeito agora aos 60...

Ambos foram usuários de anabolizantes esteróides ao longo de suas vidas. Outros exemplos incluem o velocista canadense e recordista mundial Ben Jonhson que perdeu o título para o americano Carl Lewis. Lewis como depois se descobriu, também fazia uso de substancias proibidas... Todos continuam vivos e com saúde.

O uso controlado de drogas e demais substancias pode trazer efeitos positivos, o uso descontrolado e excessivo pode matar, assim como a obesidade (excesso de comida) entope artérias ou a hiponatremia (excesso de água) mata; e olha que não estou nem falando de afogamento, to falando de beber água intencionalmente!



Personalidades compulsivas:

Muitos de nós possuímos transtornos obsessivo-compulsivos, diagnosticados ou não, que nos levam a trabalhar mais do que deveríamos, estudar mais do que deveríamos, ser extremamente ambiciosos passando por cima de nossos semelhantes e etc. O que esta por trás de cada uma de nossas compulsões é tarefa pra psicoterapia, mas o fato é que da mesma forma que alguns indivíduos conseguem beber sua “bebidinha” nos fins de semana sem com isso criar maiores problemas sociais, outros ao tocar a bebida tornam se alcoólatras, espancam suas esposas e causam acidentes fatais dirigindo bêbados. Apesar disso o álcool é droga liberada! Existe também o intelectual ou executivo que ao fim de um longo dia de trabalho, relaxa em casa dando 2 tragos num cigarro de maconha sem com isso comprometer seus negócios. Por outro lado existem os bichos-grilo que tem até a forma de falar e a capacidade cognitiva alterada em função de fumar bem mais que dois cigarros de maconha enormes todos os dias.

Com anabolizantes e suplementos não podia ser diferente. No entanto, a menos que o usuário seja um pobre desinformado, morador de localidades longínquas onde a ausência do poder público não faz chegar nem o saneamento básico, que dirá informação, capaz de injetar na própria veia causando trombose (essas drogas são administradas por via ORAL ou INTRAMUSCULAR, nunca por via ENDOVENOSA), ou de aplicar no próprio braço 230 ml de óleo, equivalente em volume a um copo de refrigerante, o uso dessas substâncias não “mata” ninguém de forma aguda instantânea! O mesmo não pode ser dito em relação à lipoaspiração na cirurgia plástica; modalidade médica que assume riscos não para tratar de doenças, mas sim da vaidade humana.

“...Segundo se informou ontem, os jovens, ambos de 16 anos, consumiram os produtos quarta-feira em Caiapônia, a 346 km de Goiânia, e passaram mal horas depois. Ainda na quarta, foram transferidos para o Hospital de Urgências de Goiânia. Os dois correm risco de morte.

Eles consumiram 230 mililitros dos complexos vitamínicos, enquanto, no gado, a quantidade aplicada costuma ser de um ml para cada 50 kg....”
Fonte.: O Povo Online 17 Abr 2009 - 01h53min

Com algumas exceções, em que atletas vêm a óbito por abuso de substancias que vão muito além dos anabolizantes esteróides como a efedrina no futebol e os diuréticos em esportes que tem categorias de peso, quem vira notícia na mídia raramente são competidores. Quase sempre a tragédia se dá entre pessoas mais humildes a quem o estado nega um atendimento médico decente, moradores de localidades onde não chega informação! As possíveis alterações de saúde EXISTEM SIM, e oferecem riscos sim, mas ocorrem a LONGO PRAZO, e são mensuráveis através de exames clínicos e laboratoriais constantes, onde se dosam, por exemplo, enzimas hepáticas, relação HDL/LDL, etc..

Já as alterações COSMÉTICAS colaterais se fazem notar mais gravemente em mulheres, incluindo alterações na voz, no clitóris, queda de cabelo, calvície idêntica à masculina, e acne sobre o rosto e todo o corpo. Nenhuma dessas alterações cosméticas oferece qualquer perigo à saúde, mas podem ter um efeito devastador na auto-estima da mulher, que fica indecisa entre o paradigma da “feminilidade” socialmente instituída e o novo padrão estético mais musculoso que ela agora persegue. Alias penso que as mulheres deveriam ser mais cuidadosas na escolha do tipo de substancia, ou quando decidem usar altas doses por longos períodos sem interrupção, uma vez que os padrões de beleza são modismos transitórios. A massa muscular pode até diminuir com a cessação do uso, mas os estragos feitos na pele, na voz e no couro cabeludo podem ser pro resto da vida, ou no mínimo podem gerar um grande trabalho pra serem atenuados. A estrutura física de alguém que já usou anabólicos esteróides nunca mais será a mesma.

Alguns indivíduos tornam se usuários compulsivos de qualquer droga, outros t buscam a perfeição física por ser o corpo sua maior ferramenta de trabalho (atletas profissionais, atores, dançarinos, modelos, seguranças, profissionais do sexo).

Os que preferem ignorar exames clínicos de rotina e continuam a usar doses constantes e cada vez maiores dessas substancias apesar dos sinais óbvios de problemas de SAÚDE que podem GRADUALMENTE se manifestar: alterações do músculo cardíaco, atrofia testicular acentuada, perda da libido, alterações da cor da pele e dos olhos junto com mal estar constante (lesão hepática), pressão arterial elevada, irritabilidade e insônia crescentes, alterações na bioquímica do sangue. São candidatos a internação clínica em algum momento.

Resumindo, a possibilidade de problemas de saúde com anabolizantes esteróides existe, mas é infinitamente maior em quem faz automedicação sem exames clínicos de rotina! Os problemas podem levar a internações ou mesmo a morte, mas isso depende da velocidade com que se busca auxílio profissional. O paradoxo que não desce na garganta de muitos médicos, é que mesmo após o uso contínuo de altas doses, a interrupção a tempo faz com que o organismo se regenere, e a saúde se recupere. Isso é verdade inclusive em casos sérios de hepatite medicamentosa dos quais já fui testemunha!

O objetivo desse artigo não é a apologia, uma vez que existe uma nova geração de idiotas que glamuriza essas e outras drogas não pelo amor ao esporte ou pela cultura física, mas apenas para usar o corpo como mais um acessório descartável, junto com suas tantas outras ferramentas de auto-afirmação como: carros tunados, cordões de prata, roupas e tênis que pagariam várias cestas básicas...

7 comentários:

  1. Denilson, EXCELENTE A SUA COLOCAÇÃO E ABORDAGEM DO ASSUNTO!Realmente os profissionais da area de saude tratam o assunto comdesprezo" descabido e "perigoso" por não quererem tratar ou "ajudar" os atletas e outros usuarios de esteroides,uma vez que esses são usados para patologias como HIV,OSTEOPOROSE e outras doenças que levam a perda de peso por um catabolismo intenso da massa muscular e perda de massa óssea,trazendo grandes beneficios e uma qualidade de vida que os individuos portadores de tais doenças jamais conseguiriam sem estes recursos!ISTO NINGUEM FALA! MUITOS MEDICOS PREFEREM NÃO ATENDER ADEQUADAMENTE ESTES "PACIENTES USUARIOS" E OS DESPACHAM COM "SARCASMO" E A SEGUINTE FRASE:

    ....."o senhor não sabe que isto que faz uso mata,dá cancer no figado e ´bla bla bla ... e mandam o individuo embora com cara de culpado. MAL SABE QUE O CARA QUE SAIU DA SUA SALA É UM ATLETA CAMPEÃO BRASILEIRO DE ALGUM ESPORTE QUE ENVOLVA O USO DA FORÇA,(lutador,basista ou o tão renegado fisiculturista)QUE O PROCUROU PARA AJUDÁ-LO A TALVEZ SER UM CAMPEÃO MUNDIAL E NÃO PARA SAIR COM O RABO ENTRE AS PERNAS COMO UMA CRIANÇA QUE FOI REPREENDIDA E PEGA NUM ATO PECAMINOSO!!!FAÇO DAS SUAS A MINHAS PALAVRAS, NÃO ESTAMOS AQUI PARA FAZER APOLOGIA DESTAS SUBSTANCIAS, MAS SIM UMA MAIOR INFORMAÇÃO E O "ENGAJAMENTO"DESTES E MUITOS OUTROS PROFISSIONAIS QUE DEVERIAM PROCURAR INFORMAÇOES MAIORES SOBRE O ASSUNTO E EXERCERAM SUAS PROFISSÕES A DESPEITO DE QUALQUER QUE TENHA SIDO A ESCOLHA OU NECESSIDADE DO USO DE ESTEROIDES PELOS PACIENTES!O OBJETIVO DEVE SER CUIDAR E "GUIAR" ESTAS PESSOAS DA FORMA MAIS CORRETA POSSIVEL, COM UMA ANALISE INDIVIDUAL DE CADA CASO,ADEQUANDO AS SUBSTANCIAS AS NECESSIDADES DO USO E SUAS QUANTIDADES PARA OS OBJETIVOS ESPECIFICOS DESEJADOS.
    MAIS UMA VEZ, ESTA SENDO MARAVILHOSO LER ARTIGOS CADA VEZ MELHORES,PARABENS DENILSON.BEIJÃO CRIS

    ResponderExcluir
  2. Denilson, não sabia que vc era tão inteligente, pra mim vc era mais um comedor de pizzas de fim de semana...estou impressionado! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Mestre, mais uma vez seus esclarecimentos jogam luz em um assunto tão mal explorado e marginalizado como esse... gostaria de fazer 1 sugestão acerca disso, q vc pudesse fazer, tipo, uma "Semana dos Anabólicos Esteróides", somente com artigos sobre esse assunto, com relação a tudo o q for de mais pertinente a esse assunto. Na verdade vc estaria fazendo um verdadeiro serviço de utilidade pública, com certeza! ;) Parabéns... mais 1 vez!!!

    ResponderExcluir
  4. SOU UM PROFUNDO INTERESSADO NA CHAMADA "MUSCULAÇAO" E NO CORPO HUMANO E SEU FUNCIOMAMENTO, CINESIOLOGIA ETC...GOSTO MUITO DE MALHAR, TREINAR , COMO ALGUNS CHAMAM...PRA MIM É MALHAR MESMO, PORQUE VISO BASICAMENTE A PARTE ESTETICA. AS VEZES MALHO PRA MELHORAR MINHA PERFORMANCE NAS CORRIDAS, OUTRO ESPORTE QUE TB PRATICO. JA PENSEI DIVERSAS VEZES EM FAZER USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES. O QUE ME IMPEDIU , EM OUTRAS ÉPOCAS, FOI O FATO DE EU TER UM HISTORICO DE ALERGIAS A VARIOS MEDICAMENTOS E ACHAR QUE VAIDADE TEM LIMITE! ACHO QUE CADA UM TEM O DIREITO DE FAZER USO DO QUE BEM LHE CONVIER. ADMIRO QUANDO CONHECIDOS MEUS FALAM ABERTAMENTE QUE JA FIZERAM USO DE ESTEROIDES. O QUE OCORRE HOJE EM DIA É QUE, BOA PARTE DAS PESSOAS, BUSCA ABREVIAR O CAMINHO PARA TER UM CORPO HARMONIOSO OU FORTE ( DE FORÇA MESMO). ESSES ATALHOS, SE MAL FEITOS, LEVAM A UM CAMINHO SEM VOLTA. TUDO FEITO COM COMEDIMENTO E CONHECIMENTO, QUASE SEMPRE, GERA RESULTADOS POSITIVOS. MALHO +- 5 DIAS POR SEMANA. E MALHO POUCO, 20 OU 25 MINUTOS NO MAXIMO! A GALERA NA ACADEMIA FALA: JA ACABOU? JA MALHOU? VC NAO MALHOU NADA!
    COM O PASSAR DOS ANOS, CONHECENDO MEU CORPO E COMO ELE REAGE AOS EXERCICIOS, DESCOBRI A MELHOR MANEIRA DE ME EXERCITAR, OTIMIZAR MEU "TREINO". É CLARO QUE NAO DESCOBRI ESSA "FORMULA MAGICA" SOZINHO! TENHO VARIOS AMIGOS QUE TRABALHAM NA AREA E TENTO EXTRAIR TODO O CONHECIMENTO QUE OS MESMOS POSSUEM. E LEIO! LEIO BASTANTE, VEJO VIDEOS..ETC.
    VALEU DENILSON! GOSTEI DO BLOG, MUITO BEM FEITO! QUALQUER TOPICO NOVO, ME AVISA QUE EU POSTO UM COMENTARIO!
    GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o artigo.
    E pra galera que leu e gostou. Se tiver oportunidade de assistir o documentário "BIGGER, FASTER AND STRONGER" com certeza vai gostar.

    Marcelo - Brusque Altivo Powerlifting.

    ResponderExcluir
  6. Caro Denilson, tente discernir o que a seguir exponho..foco na questão Moral e da Contra-informação vinculada na sociedade em relação ao uso de Esteróides Anabolizantes por parte da população e adeptos que de certa forma por ignorância técnica utilizam essas substâncias no primeiro e alguns do segundo caso, como também pela Imoralidade Ética dos conhecedores.

    Veja bem essa questão ao meu ver, envolve muito mais a questão MORAL do que biológica, pois bem explanarei primeiramente a questão MORAL..espero humildemente que tenha uma bagagem prevista para o correto entendimento do levantamento que relacionarei, serei simplista, porém objetivo..

    Para não tirar conclusões precipitadas de minha pessoa sou Brasileiro, Cristão, sem preferências políticas, ex-militar(serviço militar obrigatório) e praticante de musculação a 8 anos uso suplementos alimentares.

    Pois bem, expressarei a seguir em premissas para chegar ao meu argumento..

    1° Faz mal a saúde não importa a concentração ou uso de inibidores e afins..

    2° A origem do USO dessas drogas se deu pela inferioridade genética alheia com o propósito de subjugá-la levando vantagem sobre indivíduos “normais” infelizmente essa é a CONCIÊNCIA da natureza humana.. (sem generalização)
    2° O uso pode ser em caráter medicinal, competitivo ou estético, o 1° como várias drogas que são deletérias a saúde humana são usadas por necessidade de SAÚDE assim o corroboram, o 2° exponho o NATURALISMO biológico do ser humano..o real índice diferencial competitivo, apesar da ressalva genética individual, fator ponderante para o sucesso em vários esportes e afins, contudo esse não tira o mérito do NATURALISMO humano irrefutável MESMO utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis pois há seu mérito..se é que me entende..não ha contradição..já o 3° explanarei a seguir:

    1° O Brasileiro infelizmente em sua grande parte é Permissivo e Corrupto..não é cultural como se pensa, desculpe, simplificando é manipulada pelo “governo”..um dos grandes problemas da população é sua crise de Consciência, um atalho é melhor..porque não levar vantagem?? Vaidade x Comparação alheia, Apostasia, Narcisismo, indivíduos voltados pra sim próprios........

    Na minha humilde opinião sem julgar, pois muitos não discernem a respeito, porém devo expor, quem faz uso para o 3° fim é Imoral, Golpista e Corrupto, além de ir contra os preceitos do que Jesus prega..
    “O vosso corpo é templo do Espírito Santo” (1Cor 6,19)

    Desculpe as poucas palavras, ando sem tempo.
    Agradeço a atenção.
    Boa noite

    ResponderExcluir