sexta-feira, 16 de março de 2018

MANUTENÇÃO DE BARRAS OLÌMPICAS - PARE COM A ESCOVA DE AÇO !!! Denilson Costa


Quem compete a alguns anos ja deve ter reparado que no levantamento terra, uma quantidade enorme de magnesio se acumula na barra. Alguns levantadores tem a noção equivocada de que quanto mais melhor, e o seu grip ao invés de envolver a barra, envolve uma espessa camada de pó!



Em algumas federações tornou se obrigatorio a escovação da barra entre cada pedida do levantamento terra, justamente para que os atletas não percam a barra no encaixe por causa de excesso de "pó". Tipicamente se usa uma escova longa de madeira com cerdas metálicas. As cerdas duras devido ao metal, e o cabo longo, são uma maneira ágil de retirar o magnésio sim, e, de DESTRUIR o recartilhado da sua barra !

A Rogue por exemplo vende kits de manutenção, e e advinhem?  A escova é de nylon, e não de metal! Faz todo o sentido! Por que razão utilizar um instrumento de metal contra outro de metal, materiais que são igualmente duros e abrasivos? O resultado é que ambos de destroem no processo! 

Existe um outro problema além da abrasão do metal contra metal. Dependendo do material, a escovação pode precipitar a FERRUGEM ! O aço; o inoxidável pelo menos, possui quantidades variáveis de cromo em sua liga, o que limita a oxidação, formando uma espécie de "filme" sobre a superfície do metal. Mas a escovação com ferro por exemplo, libera partículas de ferro livre que substituem o filme de cromo, e em contato com umidade, suor e oxigenio, advinhem? Cria uma camada de ferrugem!

Felizmente a alma do aço da barra continua ligada ao cromo, e a ferrugem não invade o material, ela fica na superfície, no entanto o recartilhado vai embora, desta vez não simplesmente pela abrasão (efeito lixa da escova de metal) mas pela ferrugem!




A solução é simples e barata! Use uma escova de nylon!  Cada vez que eu escovo, caem pedaços e mais pedaço de cerdas no chão, e assim que tem que ser. Escova voce compra outra barato, barra olímpica não!




Manutenção simples:


Escove com nylon após todos os treinos!

Passe um pano seco antes de guardar a barra!





Se a barra ja estiver oxidada, utilize oléo 3x1  (normalmente em spray). Voce pode experimentar deixar sobre a barra agindo durante algum tempo, como 10, 15, talvez 30 minutos para depois tirar o excesso com um pano seco, ou aplicar e esfregar o pano imediatamente. Eu ja fiz desta ultima forma e o resultado foi ótimo também!  Outro colega fez o mesmo processo com WD-40 e ficou satisfeito com o resultado, mas escuto coisas confusas em relação a este produto. Eu usei o Proteg Lub. Apliquei umas linhas com o canudinho que vem na barra, e fui espalhando com um pano. O resultado foi uma barra com um lindo acabamento old school, "patina", com recartilhado em couro de cascavél ;)



Enfim, na próxima vez que alguem meter uma escova de ferro numa barra na tua frente, chame a polícia!







UPDATE dezembro de 2018
Escrevi essa materia em março, e continuei cuidando da barra com escovação simples, e agora mais uma vez ( não sei sinceramente se é a segunda ou terceira vez no ano ), escovei com o óleo ( ao inves de simplesmente deixa-lo agir sobre a barra ). O resultado ficou simplesmente LINDO !!  Lembra as antigas barras YORK com acabamento em conversão de superfície Black Oxide (diferente de galvanização com zinco aplicado que deixa a superfície um pouco mais escorregadia, embora resistente a ferrugem).

Para quem insiste em escovas metálicas ao invés de nylon, é "possível" que o latão (dourado) seja menos abrasivo que o aço. Pra quem possui caras barras em aço inox, é possível que o uso de escovas de aço prejudique a superfície do metal, precipitando pontos de oxidação, seja por causar abrasão sobre a liga de cromo (10 a 20% em ligas inoxidáveis) ou por depositar aço comum e ferrugem diretamente sobre a barra ao escovar. É bom que uma barra em inox possua inclusive sua propria escova, nao utilizada em outras barras.

Enfim Iron Heads, cuidem de suas barras, elas são ferramentas sagradas!  Ogum e Odin agradecem !  ;)






Nenhum comentário:

Postar um comentário