quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Agachamento High Bar, Low Bar e compressão patelofemoral - Prof. Denilson Costa


Low bar, ou barra baixa, é o posicionamento típico no powerlifting, onde o objetivo é conseguir levantar a maior quantidade de carga no agachamento. A posição da barra sobre os deltoides posteriores aumenta a inclinação do tronco à frente, alterando com isso a relação de torque entre joelhos e quadril. Na análise cinemática é possível por essa mesma razão,  observar tíbias mais próximas da vertical que nos movimentos do levantamento olímpico, e esse pode ser um fator importante na hora do treinador decidir qual tipo de agachamento utilizar!


Nos levantamentos olímpicos, a primeira puxada é muito semelhante ao deadlift no powerlifting (levantamento terra), possuindo um padrão considerado no senso comum como "quadril dominante", ao passo que na segunda puxada, após o "double knee bend", transforma-se num salto vertical, movimento pelo senso comum definido como "dominância de joelhos".

Wretemberg et al (1996) compararam powerlifters no agachamento de barra baixa e levantadores olímpicos no agachamento barra alta (high bar = sobre o trapézio), e verificaram maior compressão patelo femoral nos últimos, a despeito dos powerlifters terem utilizado cargas mais pesadas que estes no estudo.




CONCLUSÃO: Se o atleta ou aluno de academia apresenta alguma disfunção patelo femoral, um ciclo de agachamentos de barra baixa pode diminuir o estresse nessa região e preservar mesmo assim o estímulo de treinamento, já que os pesquisadores também verificaram atividade elétrica significativamente alta nos músculos envolvidos, mais alta inclusive que nos levantadores olímpicos, embora essa diferença possa ter ocorrido pelas maiores cargas utilizadas pelos powerlifters estudados, possível produto da melhor alavanca proporcionada pela posição.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS: Não existem razões que contra indiquem em termos absolutos a utilização da barra baixa por atletas de outras modalidades, uma vez que a produção de força e velocidade no esporte não se limita apenas aos saltos verticais do vôlei e basquete. O atletismo é um bom exemplo com seu deslocamento predominantemente horizontal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário