terça-feira, 25 de outubro de 2011

LEVON TAVAKALOV - Seminário - SP - Brasil PARTE 2

Por alguma razão, algumas das fotos não quiseram migrar pra postagem anterior. Elas seguem aqui com algumas explicações:




Nunca é demais repetir que POWERLIFTERS deveriam agachar para trás, tentando manter os joelhos o mais eretos quanto possível! Isso alem de preservar a articulação dos joelhos, facilita o alcance da profundidade minima necessária para validação do movimento pelos árbitros:

"a junção da coxa no quadril deve ficar abaixo do topo dos joelhos..."

Está escrito igualzinho no livro de regras de quase todas as federações do mundo. Infelizmente para alguns árbitros, "abaixo" é somente se a bunda for quase no chão, enquanto pra outros, se o peso na barra for tão grande quanto a torcida e a tradição do atleta, até acima do paralelo ta valendo... Precisamos de bom senso não é galera ? Qua tal um meio termo?

NA FOTO O ATLETA DEMONSTRA COM PERFEIÇÃO O ANGULO EXATO, NEM MAIS, NEM MENOS!




Nas duas fotos acima, Levon demonstra que a quebra dos punhos leva uma inclinação do ante-braço para trás, e consequentemente a barra pode cair sobre o rosto na subida...




Na primeira foto Levon demonstra a posição perpendicular de barra, punhos e cotovelos, e em seguida a perda da barra para frente quanto o punho e/ou ante-braço se inclina na direção oposta, para os pés.

obs.: Embora isso possa ser caracterizado como erro, em alguns contextos é parte da técnica de alguns dos maiores supinadores do mundo, que usam a barriga e não o peitoral como ponto de toque da barra. Nem todas federaçãoes aceitam que se toque a barriga com a barra no supino, daí a grande discrepancia de marcas entre elas.

185 kg de supino raw como demonstração... Não houve esforço!














































6 comentários:

  1. Pois é, ja vi varios videos de atletas que nem se quer chegaram perto da linha paralela, e o levantamento foi considerado valido, um deles foi o Dave Tate em uma competição americana.

    Infelizmente aprendi supinar com a técnica de powerlifting apenas esse ano, a dinamica é totalmente diferente, então ainda preciso corrigir os pontos fracos. Longo caminho pela frente até os 200kg.

    Quais foram ou são seus recordes nos 3 powerlifts Denilson?

    Bons Treinos.

    ResponderExcluir
  2. Seguem alguns videos:

    http://www.youtube.com/watch?v=z0pO-7dABcc

    300kg pela Conbrafa no RJ. Provavelmente deveria descer us 2 ou 3 dedos a mais num padrão IPF, como foi o movimento abaixo filmado de lado:

    http://www.youtube.com/watch?v=yiC3ffRfKO0&feature=related

    Fiz 255 kg de terra esse ano pela IPF e 270 meses depois pela CONBRAFA.

    Fiz 175 ou 182 de supino esse ano de supino pela IPF e meses depois 205kg na CONBRAFA.

    Minhas categorias ficam entre 90/93 a 82.5/83kg.

    Aqui vai um exemplo extremos do que voce comentou:
    http://www.youtube.com/watch?v=qwNlUTekYWA

    Aqui um belo agachamento com 517kg
    http://www.youtube.com/watch?v=ZGHxoizDkh8
    http://www.youtube.com/watch?v=0wEnwKj1mZ0&feature=related ... ele é o cara da Iron Gladiators (inzer )

    bons treinos.. grato por ler o blog!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional teu agacho cara! 300kg é muita coisa.

    Eu sou muito fraco no agacho. Pra voce ter uma ideia, meu PR no supino é 140kg, no Terra é 210kg, e Agacho 154-158kg, todos raw, sem uso de cinto ou straps. Grande diferença, pois o agacho deveria dar carry over no terra, e no meu caso não é bem assim. Peso entre 90 e 91kg.

    Se não for encomodo pra voce, poderia postar como é o seu treino?
    Ou se por algum motivo não queira tornar publico seus métodos, poderia dizer qual é a frequencia, e o modelo a ser seguido?

    Gosto de ver opiniões diversificadas. Sei que cada um se adapta a um melhor estilo de treino, mas pergunto isso mais por curiosidade mesmo.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente, sem competições importantes a vista, utilizo a base da westside, incluindo um terceiro dia opcional de assistencia para supino e agachamento/terra. Nesses (nem sempre ocorrem )dias a assistencia pode ser stiff, agachamento olimpico, agachamento competitivo sem equipamento e pro supino, pode ser push press, supino competitivo leve ou parciais (boards, floor). Nos ultimos 3 ou 4 anos fiz alguns ciclos de treinamento frequente com agachamentos e supinos 4 a 5x por semana, e terra 2 a 3x... Plano ? Nesse caso nao tem,, é completamente instintivo !

    ResponderExcluir
  5. Tambem sigo a base da Westside, sendo que treino GPP, e treino para os grupamentos fracos nos 3 dias "off", então fica um treino de 7x por semana.

    É, então parece que a alta frequencia é a unica opção quando parece não ser mais possivel aumentar as cargas. Como voce disse, vai mais pelo feeling mesmo, gosto dessa teoria. E overtraining? O que é isso? Isso só existe para bodybuilders e desinformados que não sabem aplicar uma certa intensidade e frequencia nos treinos.

    Eu tinha lhe perguntado no post abaixo, mas acho que voce não viu...: Voce faz algum treino de mobilidade? Conhece o Mobility WOD?

    Obrigado por responder!

    ResponderExcluir
  6. Bom, mobilidade e estabilidade são extremos opostos. Supinadores não necessitam por exemplo de grandes amplitudes no ombro, e um ombro muito móvel, pode ser um ombro INSTAVEL. Acho importante fazer alguma coisa para melhorar o seu arco no supino, e TAMBÉM alguma coisa no quadril, especialmente pra quem tenta agachar com bases abertas. Me limito a deitar na bola suíça e alongar em posição de agachamento sobre caixas baixas. Não conheço o WOD, vou checar. Abraços, bons treinos!

    ResponderExcluir