quinta-feira, 23 de julho de 2009

PRÉ HORMONAIS: mais enganação na indústria de suplementos...


Não vou citar o nome do produto, pra não fazer propaganda daquela palhaçada, mas a informação do site é exatamente essa:


Pharmaceutical Breakthrough Increases TESTOSTERONE 10,000%

TRADUZINDO

Inovação famacológica aumenta a testosterona em 10000%

Às vezes acho que as pessoas crescem mas no fundo nunca deixam de ser crianças. Eu sei que é duro deixar de acreditar em papai Noel, coelhinho da páscoa... Talvez, a medida que elas envelhecem, procuram substitutos adultos pras antigas fabulas e lendas urbanas da infância. O meio da maromba também tem suas lendas urbanas, e uma delas é a dos “pré hormonais”...

...Eu vivo me perguntando por que razões alguém gasta dinheiro com “pré hormonais”... Será que essas pessoas sentem se moralmente superiores por não usarem “anabolizantes esteróides” e sim apenas “suplementos naturais”?

Afinal o que diabos é “natural” ? Por que razão “natural” é algo moralmente superior ao não natural ? Não estou com saco pra fazer um artigo filosófico agora, discutindo questões que são morais e não científicas, mas citando o colunista Will Brink, urânio é um elemento natural. Que tal então ? Gostaria de um pouco disso pro seu café da manhã?


PRÉ HORMONAIS são substancias que ocorrem naturalmente no organismo como os HORMÔNIOS ! Aliás esse termo “pré” é super mal empregado, e usado de forma maldosa pela industria de suplementos. Ele causa a impressão de que por serem substancias produzidas antes da testosterona, não seriam ainda hormonios, são substancias “naturais”, e por isso podem ser vendidos como suplementos por não terem os efeitos colaterais dos anabolizantes esteróides! MENTIRA ! Bom, natural eles podem ser, afinal hormônios e esteróides são substancias NATURALMENTE encontradas no organismo, ou seja, eles são tão “naturais” quanto a TESTOSTERONA, produto final que interessa a esses consumidores! A nível bioquímico, no entanto, eles são sim esteróides, que atuam como precursores de outros muitos hormônios, com a diferença de não possuírem os mesmos efeitos anabólicos mas sim alguns dos mesmos efeitos colaterais. A testosterona não é sempre o produto final desse processo de conversão, através de enzimas como a alfa redutase e a aromatase, ela sofre também conversões que irão gerar outros hormônios como a dihidrotestosterona e o estrogênio.

Alias sobre isso existe uma curiosidade. Durante um bom tempo a ANDROSTENEDIONA (outro esteróide precursor que era vendido como suplemento) era anunciada em revistas de musculação como substancia natural capaz de elevar os níveis de testosterona “naturalmente” em 300%... Vários estudos demonstraram que alem da androstenediona não causar qualquer aumento na testosterona em homens, eleva os níveis de ESTROGÊNIO! Chega a ser engraçado, o cara não quer tomar bomba pra ser “natural” e termina comprando outro esteróide na loja de suplementos, e esse esteróide ao invés de elevar a testosterona que tem fama de aumentar a massa magra e diminuir a gordura, eleva o estrogênio que engorda e retem líquidos... só rindo! (Alguém com um pouco mais de leitura pode dizer: “ahh, mas o estrogênio aumenta os níveis de IGF 1”... Ok, então compre microvlar ou perlutan, anticoncepcionais femininos, e divirta se!).

Bom, eu escrevi essa matéria após ler o relato num fórum, de um adolescente que queria comprar pela internet um “pré hormonal” que segundo o anuncio aumentaria os níveis de testosterona em 10000 %... POOOORRA ! Os fabricantes estão perdendo o senso de ridículo, mas com razão, as pessoas lêem e acreditam!

A produção diária de testosterona fica em torno de 4 a 7 mg . Na matemática do fabricante, quem usar o suplemento deles terá então 700 mg de testosterona no sangue por dia... Quem toma bomba a essas alturas já esta rindo... 700 mg em 7 dias são quase 5 gramas semanais. Pra atingir algo apenas próximo a essa concentração, um “bombado” teria que usar 2 ampolas ou mais POR DIA durante toda semana, de anabolizantes esteróides contendo testosterona.

Em primeiro lugar, ninguém usaria 5 gramas semanais (ok, sem risos, eu diria “quase ninguém”...) e em segundo lugar, se funcionasse, ninguém gastava dinheiro tomando anabolizante de verdade!

O brasileiro tem mania de achar que os Estados Unidos é um país onde as coisas funcionam. Não é diferente daqui! Funcionam segundo os interesses de quem tem mais grana. Qualquer porcaria “importada”, tratando-se de suplementos, tem credibilidade no Brasil. Poucos sabem que apenas os pré-hormonais e a efedrina (quando declarados no rótulo) foram retirados de circulação nos EUA, e que lá, você pode lançar o suplemento que quiser e ocultar a real composição. Basta que você declare uma meia dúzia de vitaminas que estão ali pra encher lingüiça e ocultar substancias existentes ou INEXISTENTES.

“Proprietary blend” é um análogo da formula secreta da coca-cola, que ninguém sabe exatamente o que é, mas um segredo de fabricante garantido por lei... Os fabricantes usam desse artifício quando declaram componentes mas não declaram quantidades. O suplemento pode, por exemplo, ser um composto vendido como “whey protein mix”, e se o “proprietary blend” fosse analisado, descobriríamos ser 90% soja e 10% whey.

Se no Brasil a indústria de suplementos vive tendo que provar coisas à ANVISA, lá é a FDA (food and drug administration) que tem que perseguir suplementos e provar que eles fazem mal. Com a “liberdade” garantida à iniciativa privada pelo capitalismo norte americano, industrias fundo de quintal, e qualquer zé mané lançam uma porcaria nova a cada dia, é claro que a FDA sai perdendo nessa corrida, não da tempo de fiscalizar tudo. O consumidor norte americano acaba comprando um monte de porcarias que não foram inspecionadas pelas agencias de saúde do governo, e os brasileiros vão atrás achando que lá a coisa é séria, e NÃO É!

Não existem suplementos capazes de reproduzir os efeitos dos anabólicos esteróides, e se alguém quer vender alguma porcaria pra você, fazendo essa promessa, de as costas e vá embora. A maioria das pessoas também nunca será capaz de construir um físico grande ou níveis de força apresentáveis, com menos de 3 a 5 anos de treinamento, usando ou não anabólicos esteróides. Por tanto, aprendam a treinar como homens e comam COMIDA DE VERDADE! Parem de procurar por atalhos que não existem e gastar tanto dinheiro com pílulas e farinhas caras que fazem promessas mirabolantes. A FORÇA É CONSTRUÇÃO DO TEMPO!

51 comentários:

  1. Fala Denilson.. blz?

    Cara, comecei a treinar há aproximadamente 3 meses, estou gostando do "negócio".. rsrs, tenho lido bastante a respeito - principalmente sobre treinos e alimentação! Gostei bastante do blog, é difícil encotnrar na net textos lúcidos e bem escritos como os que encontrei aqui.. portanto, vou aguardar novidades sempre, agora, pelo RSS :D!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Brilhante como sempre, Mestre Deni. Nada amais a falar sobre o "produto", não? rsrsrsrs!

    Forte e fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  3. EXCELENTE ARTIGO QUERIDO AMIGO, JA ESTAVA SENTINDO FALTA DA PASSAR POR AQUI E LER!! ESTAREI ESPERANDO POR "AQUELE" ARTIGO QUE FALAMOS OK?? BEIJOS C.

    ResponderExcluir
  4. ... tem um saindo sobre agachamento onde vou dar uma pincelada naquele assunto.

    ResponderExcluir
  5. Bhá! Perfeito artigo, além de esclarecedor para os leigos, convincente.
    Assim acontece não somente com os Phs, mas com toda nova linha de suplemento criado.
    No fundo no fundo resta apegar-se ao treino, pq o q construimos d verdade não nos deixa em pouco tempo.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Gostaria de parabenizá-lo pelo valor crítico e elaboração textual. O mesmo é bastante esclarecedor tanto para profissionais quanto para o publico que consome os nossos serviços. Se boa parte dos nossos profissionais da área demonstrassem conhecimento e criticidade como acabei de ver, garanto que o profissional de educação física teria o seu valor revisado pelo poder politico e sociedade.
    (Cleydson Fagundes de Souza - Licenciatura/Bacharel em educação fisica - Especializando em Psicologia do esporte)

    ResponderExcluir
  7. vou começar a malhar agora e queria saber se vc tem alguma dica de algum produto que eu possa usar p desenvolver legal e sem medo?
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  8. Cleydson, muito obrigado pelas palavras. Espero que volte sempre. James, voce ta começando meio fora de foco como todo mundo... Não é saber o que tomar, é saber como treinar e como se alimentar, e igualmente prestar a atenção em fatores externos que interferem na tua recuperação como estresse físico ou emocional, horas de sono, etc... Suplementação, ou "o que tomar", é apenas um pequeno item inserido dentro do quesito alimentação. Vou aproveitar a tua pergunta a escrever um pequeno artigo sobre isso ok ? Obrigado e volte sempre !

    ResponderExcluir
  9. na minha opnião, suplementos são fundamentais quando se tem algum objetivo.
    eu tomava lipo 6 até o dia que descobri que a aphedrina é proibida desde 2005.
    sempre houvi falar que como éra EUA eles usavam, mas que não vinha descrito no rótulo do produto, para poder entrar no brasil.

    Mas tambem descordo de não fazer uso de suplemento, pois o que voce me diz sobre ingestão de carboidratos de ig alto e baixo?
    a dextrose é fundamental de manhã e pós treino,
    assim como a whey que é proteina de absorção rapida, fundamental para pós treino.
    se voçê não quer catabolizar no periodo em que esta dormindo e aproveitar esse momento que é propício a sintese proteica, a caseina não é exelente?
    a albumina que é exelente para complementar o almoço ou que tbm pode ser usada como ultiima refeição.
    e a glutamina e a arginina e todos os outros aminoacidos.
    penso que apenas ``comer´´ não seria a coisa mais eficaz, é muito dificil adequar ao cotidiano uma alimentação disciplinar que tenham 1,8 gramas de proteina por quilo de pesso e que não tenham GORDURA SATURADA E COLESTEROL, pois a vida é muito corrida.
    eu tenho esse estilo de vida e sei como tenho que me desdobrar as vezes no trabalho ou na rua para poder ter uma alimentação rica em proteina.
    por isso eu não acho que seja a opnião mais util que o criador deste forum possa nos dar.
    quero deixar claro que não estou dando foco absoluto em alimentação e suplementão pois existem outros fatores como segue acima.
    por fim quero deixar uma pergunta;

    o triblus é um fito que se apresenta como `` pré hormonal´´ quando começei a fazer uso deste, pude perceber que minha massa teve um almento notavel.
    o que voce me diz teste fitoterapico.

    ResponderExcluir
  10. Olá Vininho. Obrigado por comentar o texto. Segue abaixo a minha réplica:

    1- Suplementos não são "fundamentais", mas sim, podem ser úteis. Quando digo isso, o faço por fazer parte do meio do bodybuilding e powerlifting a muitos anos, e conhecer atletas (incluindo gente de nível internacional patrocinada por empresas de suplementos)que não fazem uso dos mesmos, e outros que o quando fazem, optam apenas pelo básico como um polivitaminico e uma proteína em pó. Os reais "suplementos" que muitos usam todo mundo sabe o nome, mas não é politicamente correto falar sobre isso em seminários, workshops ou entrevistas...

    2- Efedrina e pré hormonais foram de fato banidos nos EUA, e quando o Lipo6 é "ephedra free", não contem de fato efedrina, razão essa que fez muita gente jogar dinheiro fora utilizando algumas dessas formulas sem resultados.

    3- Carbohidratos são as substancias mais abundantes na face da terra, perdendo somente pra terra e água. Não existe justificativa para uma "suplementação indispensável" logo pela manha ou no pós treino, exceto no caso da pessoa ter 5 minutos entre levantar da cama e ir pro trabalho, ou idem no pós treino! Pão branco tem o índice glicêmico maior que o próprio açúcar por exemplo... Quanto ao índice glicêmico baixo temos o bom e velho macarrão e toda a família das leguminosas. Com isso quero dizer que suas observações sobre o timing esta correta, mas que só possa ser feito com o suplemento não!

    4- A caseína é excelente pra absorção lenta, e o leite comum é 80% caseína, 20% lactoalbumina. Por tanto se o aspirante a bodybuilder não quiser ou puder pagar caro por um suplemento, pode perfeitamente ingerir leite, ou se prefere aderir a moda de zerar carbos a noite, simplesmente comer carnes e verduras.

    5- Albumina é uma fonte boa e barata de proteína, e é também o mesmo componente protéico dos ovos. Dessa forma, use a apenas se na refeição em questão já não houverem ovos ou outra fonte protéica.

    6- Os estudos sobre glutamina não concluíram que a mesma aumente a massa muscular ou a força, ela teria no máximo algum efeito no sistema imune.

    7- A ingestão de arginina e os tais picos de GH decorrentes também não apresentam resultados mensuráveis de forma consistente na massa muscular.

    8- Conseguir 1.8gramas/kg por dia não é nenhum absurdo através da alimentação, mas concordo que com que o uso de whey, albumina ou caseína certamente torna tudo mais fácil, especialmente pra quem não tem tempo de fazer todas as refeições ao longo do dia!

    9- A obsessão por dietas sem colesterol e gordura saturada não se justifica. Ambos não são os reais causadores de doença coronariana e constituem matéria prima para produção endógena de hormônios esteróides como a TESTOSTERONA. Em outras palavras, A ULTIMA COISA QUE UM ATLETA QUE NÃO FAÇA USO DE ESTERÓIDES NECESSITA É DE UMA EXCLUSIVA E INSOSSA DIETA DE BATATAS, FRANGO E CLARA DE OVO SEM GORDURA, uma vez que a baixa ingestão de gordura esta associada a níveis baixos de testosterona.

    10- O tribulus não é exatamente um pre-hormonal, mas o marketing feito em cima dele é que estimularia a produção de testosterona através de seu hipotético efeito no LH. Nada disso acontece, verifique o artigo aqui no blog. Tua massa muscular aumentou por outras razões, sejam ligadas a outras variáveis de treinamento; alimentação e/ou descanso que você pode não ter observado, ou simplesmente porque motivado com a crença no suplemento, você se dedicou mais ou algo parecido. Chama se EFEITO PLACEBO, fato reconhecido pela ciência.

    Desde já, agradeço por ler o blog.
    Denilson Costa

    ResponderExcluir
  11. oi, belissimo artigo, escrito de uma forma coerente e bem clara! Gostaria de saber se vc tem ou sabe de algum artido sobre a nova "febre" e que todos estao utilzando no momento que e o JACK 3d

    ResponderExcluir
  12. Olá Tunico, obrigado pela leitura do blog. A coisa mais importante que tenho pra te dizer é que a metilhexaneamina contida no Jack3D é um poderoso estimulante, MAS, se voce participa de competições com antidoping, poderá ser pego. Ela ja faz parte da lista da WADA. (veja comentarios no final desse post: http://dcpurepower.blogspot.com/2009/06/tribulus-terrestris-e-testosterona.html). Os usuários ficam mais ligados sim no inicio do uso, mas não vi ninguem levantar 10 ou 20kg a mais por causa disso ou ganhar 5 kg de massa magra... coisa que as pessoas gostariam que qualquer suplemento fizesse.... Após alumas semanas se acostumam ao efeito... Me interesso mais por treino do que por suplementos, atletas de força no geral são assim. Para mim, alguma creatina, ocasionalmente uma proteina em pó,, algum carbohidrato simples durante um treino mais longo e talvez vitaminas e minerais. Nada mais que isso... Abraços

    ResponderExcluir
  13. muito boa sua visão cara precisamos de informações como essas para não sermos ludibriados...as pessoas não possuem senso critico acreditam em qualquer coisa. acabou levantando uma outra questão afinal o que é realmente natural.

    ResponderExcluir
  14. Deni mandando ver!!! Excelente artigo!!! O pessoal precisa ver a equipe força pura treinando para saber o q faz a diferença entre ganhos definitivos e ganhos ilusórios... Esse artigo vai ajudar o pessoal a entender q a força tá na cabeça, na concentração e no objetivo traçado, e que os suplementos "alguns deles", são apenas complementos de uma boa alimentação, e ajudam sim, quando utilizados de forma adequada! Grande abraço!!! Jorge

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Denilson,
    É a primeira vez que entro no seu blog e gostei muito dos seus comentários.Gostaria de saber a sua opnião sobre o suplemento nano vapor.Denyson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Denyson, obrigado por ler o blog, e desculpe a demora. A impressao causada a mim e a alguns colunistas do exterior, foi que os tais suplementos NO2 foram a tentativa desesperada de criar algo novo após a proibição dos "pre-hormonais" e da "efedrina", sendo esta última extremamente eficiente! Eu nunca usei esses vasodilatadores, viagra ou etc... Mas me parecem ser algo programado pra trabalhar no psicologico do consumidor. Basicamente esses produtos contem algum estimulante; e sim, estimulantes podem aumentar o gás, a euforia e a força. Também possuem alguma coisa que tem efeito "vaso dilatador". O cara toma e nas primeiras vezes fica "ligado" pelo estimulante da fórmula e consegue um puta "pump" durante o treino também,,, os múculos incham que parecem explodir a pele... Sim.. e dae? Uma aula de "body pump" tem 100 repetições contínuas em média, e dá um puta "pump", mas voce ja viu alguem grande e forte que faz isso exclusivamente? Já viu bodybuilders aquecendo pra entrar com "pump" no palco ? Usam halteres de 8 a 12 kg, ou nem isso, apenas fazem rema rema com uma toalha tracionada pelo treinador. O pump é maravilhoso, as veias saltam.. e dae? Ele ficou grande "pumpeando" os musculos assim? Da uma olhada nos foruns por ae, voce verá que os usuários muitas vezes relatam a diminuição dos efeitos do produto, tanto os pumps quando a "ligação", e tem que ir aumentando a dose, sabe se lá até quando... Enfim, eu não usei, mas um bom produto nessa linha (se podemos chamar de bom) vai temporariamente aumentar teu gás (qualquer estimulante faria isso) e os teus pumps. Qualquer coisa que contenha estimulante tem que ser usada de maneira cíclica, o organismo se acostuma rápido, e se voce fica aumentando cada vez mais a dose, chega uma hora que os teus neurotransmissores ficam todos zuados... dopamina, serotonia.. Porta aberta pra depressão, panico e abstinencia (Acredite, ja acompanhei pelo menos um caso desses..)

      Excluir
    2. Eu faço uso de Jack3d, e sim, em pouco tempo o organismo acostuma-se ao estimulante. Dá realmente um ânimo a mais pra treinar, especialmente se você passou o dia inteiro na faculdade e já tá meio sem saco pra nada, mas mesmo assim quer treinar.
      Teria alguma dica de como fazer um bom ciclo?

      Excluir
    3. Rovanne, teu próprio organismo ta mostrando que é hora de parar, uma vez que o efeito já não é mais notado. Eu não gosto de estimulantes e nem de nada que mimetize ou aumente a produção de catecolaminas. O uso é perigoso... Quem não para de tomar periodicamente, vai sentir necessidade de aumentar as doses cada vez mais para observar algum efeito. Qual vai ser o teto disso? Escute teu corpo, tenha boas noites de sono, e observe uma ALTA INGESTAO DE CARBOHIDRATOS entre uma a duas horas antes do treino,, assim voce tera força e energia!

      Excluir
  16. isso e tudo mentira, que fica grande como carai, tem q toma isso mesmo, bando de filha da puta, eu tomo com o meu dinheiro, seis vão se fuda. cambada de frango.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  17. Seu blog eh show!!!Parabens!!!Gostaria de tirar uma duvida com voce que eh muito esclarecido no assunto ... GH Stack GH Max sao pre hormonais tbm? Qual a diferenca entre PRÓ e PRÉ Hormonais???
    Desde ja fico grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oz, obrigado,, a diferença é apenas semantica, ou seja , nenhuma ! Eu não dou crédito a nenhum pre-hormonal. Já existe um suplemento ou outro por ai no mercado produzindo o efeito de esteroides, e a razão é simples: Eles não são "pre" ou "pro", eles são de fato HORMONIOS ESTEROIDES, e como tal possuem os mesmos efeitos tóxicos, de ação e consequencia proporcional a dose...

      Excluir
    2. .. sobre o GH max, a base é a idéia de que a AAKG do produto aumentaria alguma coisa (força? músculos?) via liberação de GH... AAKG não funciona para tal! Ves estudo de 2012 que citei ao final da postagem sobre agachamento e profundidade em competição. O GH stack contem L-DOPA, uma DROGA para Parkinson (se não me engano...), que consegue algum efeito de fato sobre a liberação de GH. Se a questão é "liberar GH", o stack seria efetivo... Se a liberação é significativa eu já nao sei...

      Excluir
  18. Meus parabens, belo post e dificil encontrar alguem falando a pura verdade. Meus parabens msm pelo trabalho
    Valeu

    ResponderExcluir
  19. Muito esclarecedor! Ótimo artigo!
    Gosto de ver coisas sinceras assim na internet

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo ADE você pelo visto é uma pessoa com acervo cultural bem vasto , deu para perceber ....adorei o blog muito bom e esclarecedor para muitos leigos e preguiçosos pois com poucas palavras dá pra se ter uma noção onde quer chegar, irei ler sempre parabéns parceiro.

    ResponderExcluir
  21. Denilson, parabéns pelo blog.
    Sou iniciante meeesmo, e estou com medo de confundir as coisas,
    Você estava falando sobre pré hormonais ( os pakcs, lh, gh, zma), ou sobre pró hormonais ( M drol, x drol, h drol)?
    Eu sei que está escrito pré, mas sei lah. O que você pensa sobre esses dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio Dantas, obrigado pela leitura. Voce esta misturando um pouco as coisas:

      1- Existem packs de todo tipo, a maioria mistura vitaminas e aminoácidos, ocasionalmente cafeina...

      2- LH é o "hormonio luteinizante", produzido na pituitária, que estimula os testículos a produzir testosterona. LH não é vendido!

      3- GH é o hormonio de crescimento, e não existem liberadores eficazes para o mesmo, somente a droga sintética!

      4- ZMA não aumenta a testosterona!

      5- pre ou pro é apenas questão de semantica...

      6- Os Drols que voce cita são ESTEROIDES de fato, e não pre ou pro, ou seja, não são fatores que estimulariam a produção de testosterona, mas sim drogas esteroides com sua cadeia de carbono modificada!

      7- Penso que são DROGAS, e por serem ingeridas por via oral, mais tóxicas ao fígado!

      Excluir
  22. Li todo o post e todos os comentários, e gostei muito da sinceridade que o Denilson tem ao relatar fatores importantes para quem tem um Foco voltado a crescer...

    Li também comentários sobre vasodilatadores e melhor, sobre o jack3D, e tenho minha opnião sobre o produto...

    Primeiro dia me deu um puta pump, aumentei peso, não cansei, terminei meu treino queria treinar denovo... mal dormi!
    Uma semana depois, 2 scoops já não faziam diferença, tomava 4!
    Duas semanas e já estava jogando num copo d'água 6 scoops para sentir ainda POUCA coisa, ou seja, é viciante e o organismo se acostuma com ele de uma força absurdamente rápida!

    Minha opinião é, se cheguei a tomar tudo isso não iria me fazer mal!? Creio que muitos desses produtos são mais propagandas do que efeitos, e sim o resultado poderia ser ridículo pelo fato de não me ajudar em muita coisa, e ainda poder me prejudicar pela quantidade ingerida do produto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, e tem mais, o efeito placebo, que significa obter algum resultado e treinar melhor apenas por acreditar que esta tomando um grande suplemento, é uma realidade na ciencia, e nesse caso, se o placebo pode ser tóxico, é uma péssima escolha pra se enganar psicologicamente!

      Excluir
  23. Ah, velho cala a boca, todos os suplementos tem algum efeito colateral. Os phs sim sao anabolizantes e toma quem quer, c vc nao curte deixa quem gosta usar, o mundo n presisa de mais hipocritas como vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento que sua capacidade de síntese e de interpretação de textos seja tão pobre. Não sou contra suplementos e nem esteroides, sou contra a manipulação que a industria faz com os leigos para vender como suplementos, substancias que no rótulo deveriam ser especificadas como drogas! A escolha de usar ou não é individual, mas o consumidor não pode ser enganado, é disso que trata o texto. Sugiro que além da academia e das lojas de suplementos, frequente também a escola, para ver se melhora além do seu físico, o seu português!

      Excluir
  24. Boa noite, gostei do texto, esclareceu algumas dúvidas e sempre gera mais outras kkkk

    Não tenho experiência no uso de PH ou AE e sinceramente não faço a mínima questão e desencorajo quem tem a vontade. Acredito que os males são maiores que os possíveis benefícios, e não é por que alguns conseguiram benefícios que você os conseguirá.

    Eu vi alguns relatos e explicações sobre os "pré-treinos" e vou deixar minha opinião, lembrando que é apenas minha opinião:

    Já usei vários "pré-treinos" jack, nano, c4, 1mr entre outros e sinceramente ocorre o que foi descrito, depois de uns 3 potes, você já não sente quase nada. Mas eu acredito que qualquer que seja motivo o produto acaba lhe dando um gás e uma força grande para o treino, foi o que aconteceu comigo, e de certa forma me ajudou bastante a sair da estagnação. Não tenho conhecimento suficiente para comentar sobre os riscos dos mesmos, mas no meu caso me ajudou bastante, eu penso que usado de forma alternada e com um certo tempo entre o uso, possa servir de motivação para os treinos, assim pensa a minha pessoa.
    Mas o objetivo da visita foi justamente os PH's, informação sobre os mesmos, já que alguns amigos já usaram e eu sempre tive muito receio nos mesmos. Sempre que fico com vontade eu procuro por leituras obtidas na internet e cada vez mais elas me fazem desistir, já li vários relatos que pessoas que usaram e se arrependem muito.
    Quero parabenizar pelo texto e pretendo ler os restantes dos artigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Erick, obrigado pelos comentários. Eu entendo o efeito "alavanca" que alguns suplementos e drogas podem ter, dando um "up" no treinamento. Existem outras formas de conseguir esse estimulo: arranjar 1, 2 ou 3 parceiros para treinar; tentar novos programas; ir para uma outra academia; etc. Todas essas substancias podem em algum momento apresentar toxidade que é normalmente associada a dose ou a duração do uso, por isso o bom senso indica os tais "ciclos" seguidos por períodos de desuso. De preferencia, com exames médicos para verificar a função hepática e renal.

      Excluir
  25. Li o seu artigo e gostei muito da linguagem e da fundamentação. Queria saber se vc conhece o PH Reing e se ele de fato é PH ou esteroide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um esteroide, que vai ficar no mercado até algum órgão proibir. Então um químico chega, faz uma pequena modificação na molécula, e os órgãos tem então que caçar a nova substancia,, uma coisa meio gato e rato...

      4-chloro-17a-methyl-androst-1,4-dien 3-17b-diol 25mg
      2a,17a dimethyl - etiocholan-3-one, 17b-ol 15mg

      Lembrando que ao contrário dos esteroides vendidos como medicamentos nas farmácias,e por tanto, de longa data utilizados em humanos, essas pílulas são já de antemão hepatotóxicas, e de efeitos desconhecidos. Acontece a mesma coisa com os comprimidos genéricos de ecstasy ou de canabis... Os químicos modificam a molécula e jogam diretamente no mercado !

      Excluir
  26. oLA TUDO BEM, ACHEI SEU TEXTO AGORA. sOU NUTRICIONISTA E QUERO PARABENIZá-LO. PERFEITO O QUE DISSE. iNFELIZMENTE TEM ALGUMAS PESSOAS QUE NAO COMPREENDEM E NAO ACREDITAM EM NÓS QUE ESTUDAMOS PRA AJUDÁ-LOS, MAS DEIXAM QUEBRAR A CARA E A SAÚDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, muito obrigado pela leitura e pela postagem... definitivamente muita gente vai aprender quebrando a cara mesmo...

      Excluir
  27. Putz. Muito bom artigo. Gostei muito.
    Vou colocar aqui nos favoritos pra acompanhar de perto.
    O que você sabe me falar sobre o A50 bpi?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando decidimos nos casar, significa que em pelo menos certa parte do tempo, deixaremos de usar o "eu" penso, "eu" quero, pelo "nós"... O diálogo respeitoso com as crenças do parceiro, mesmo se diferente das nossas, é fundamental na relação!

      Algumas dessas substancias mexem com o sistema nervoso, e dependendo da hora em que forem tomadas, o organismo vai custar a "desligar", dai a euforia e agitação antes do sono. A liberação de adrenalina, ou o uso de substancias miméticas, além dessa euforia, promovem vaso constrição periférica que pode chegar ao tecido peniano, e com isso, durante a duração do efeito, dificultar a ereção pela oclusão dos vasos.

      Os esteróides são hormônios; ou seja MEDICAMENTOS, e diferentes pessoas, tem respostas mais ou menos acentuadas em relação a efeitos colaterais. Isso significa que uma pequena quantidade de uma mesma substancia, pode acabar com a libido de um homem, e afetar muito pouco um outro...

      Existem esteróides de vários tipos, e durante o uso, a testosterona (um dos vários esteróides) tende a aumentar drasticamente a libido em alguns homens; embora existem alguns poucos relatos paradoxais de pouca alteração, ou mesmo de efeito negativo. Outros esteróides, ja durante o uso, promovem drástica redução do desejo sexual (libido) . Em ambos os casos, ao término do uso, qualquer homem poderá esperar a redução da libido, a perda da massa muscular e o aumento da gordura, numa espécie de efeito rebote. Esse desajuste costuma aparecer entre 6 a 8 semanas após o fim do uso das substancias. Alterações de humor são sempre relatada também gerando uma espécie de bipolaridade em indivíduos já propensos, com episódios de mania, depressão, euforia, agressividade, e depressão... essa última mais comum ao final do uso. É por essa razão que muitos entram em um circulo vicioso, e tem dificuldades em parar...

      Seu marido deveria lhe ouvir; ele pode não estar se dando conta do que esta se passando. Como vocês irão lidar com isso, é assunto a combinar. Pode ser uma decisão do casal, tolerar certa redução da vida sexual temporariamente, com esse objetivo "estético", mas qual o limite para voce? Até que ponto, esse acordo não se tornará egoísta e unilateral? Enfim, conversem! Mas definitivamente, não existe uma forma mágica de enfiar um monte de substancias em nossos corpos e não experimentar efeitos colaterais... Se eles serão transitórios ou se causarão transtornos sérios e persistentes, dependerá do usuário dar ou não ouvido aos sinais... Tente o diálogo!

      Excluir
  29. li todo o post e comentarios e achei muito boa matéria. da pra tira muitas duvidas principalmente des nós leigos. estou querendo melhorar meu perfil , mas não ficar um toro e nem fazer academia entao estava aprocura de post que falassem sobbre este suplementos , cheguei mesmo a tomar o turbo force , por dois meses,mas parei, depois tomei tribulus com taurina , parei tambem. Passei dos 50 kilos pra 65 não sei se foi algum efeito destes suplementos pois minha alimentação é fraca em nutrientes e vitaminas .

    ResponderExcluir
  30. Ante a mesma situação, existe algum suplemento hiper-proteico pré-hornomal (Gh-Lh), que, tal qual, tanto promova a elevação a taxa de Gh, quanto do Lh, que promova a construção, a, por conseguinte, hiper-tonificar dos membros musculares, sob o processo de atividade física?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde.

    Por favor, algum perito ou, ao menos, entendido, científica mente, a respeito, saber-Me-ia, a infomar, a respeito de que, tanto a Maca Peruana, quanto o Tríbullus Terrestris, real mente, faz-se por, ao aumento da testosterona, estimular, a promover, assim, a massa magra (muscular), aumentar?

    ResponderExcluir
  32. Tem um que vejo com muita propaganda e isso me gera suspeita.. o q é bom por si só se vende. Tal de hiperbody achei bom demais para ser verdade.

    ResponderExcluir